top of page

Essential Logic - Aerosol Burns

  • Foto do escritor: André X
    André X
  • 8 de abr. de 2018
  • 2 min de leitura

Dois gênios geniosos na mesma banda não dão certo e, por essa tensão criativa, a Lora Logic foi empurrada para fora do X-Ray Specs (mas seus arranjos de saxofone foram mantidos nas músicas do primeiro e único LP, sem créditos!).


Ainda adolescente, mas com vontade de continuar a fazer parte da vibrante cena musical pós-punk, Lora forma o Essential Logic, com uma pegada mais melódica, mais groovada e mais complexa que a banda da Poly Styrene, onde era mera saxofonista. Aqui, na cadeira de piloto e comandante, Lora aflora nos arranjos, fazendo uma música de primeira.



O primeiro compacto, trás Aerosol Burns no lado A. A ideia da Lora era lançar o disquinho num selo próprio. Quando mostrou a fita para o Geoff Travis, o dono da Rough Trade, ele fez de tudo para trazer o Essential Logic para seu selo. E conseguiu. Essa música e conheci por meio de um LP coletânea que o Alex Seabra, irmão do Philippe, trouxe numa de suas vindas ao Brasil. O disco todo é fantástico, um sopro de ar fresco, na época, mas a música que mais chamou minha atenção foi essa. Depois fui comprar o compacto num leilão na Discogs. Adoro o tom das vozes, o agudo da melodia, a pausa antes do refrão, tudo é perfeito.



O lado B, na verdade o lado AA, conforme diz o lable, trás outra pérola, World Friction, sobre, claro a guerra fria que permanecia no imaginário de todos naquele fim de década.



O Essential Logic acabou logo após gravarem seu primeiro LP, Beat Rhythm News, por motivos mais old school rock n roll possível: drogas. Tentando se limpar, Lora Logic virou Hare Krishna, morou numa comunidade deles que era uma mansão doada pelo George Harrison, mas sempre continuou a tocar. O irônico é que a Poly Styrene, do X-Ray Specs, também se juntou à religião. Quando o X-Ray voltou, em 1995, a Lora foi convidada, mas logo ela e a Poly brigaram novamente. Tem egos que não podem ficar na mesma banda.



Vale uma nota para observar que a Lora Logic era a saxofonista de plantão em 1978-1979. Gravou com Stranglers, Swell Maps, Raincoats e Red Crayola, entre outros.

 
 
 

Comments


Faça parte da nossa lista de emails

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+
bottom of page