Lixomania - Violência e Sobrevivência
- André X
- 12 de fev. de 2018
- 2 min de leitura
Violência e Sobrevivência colocou formalmente o punk brasileiro no mapa. Este compacto do Lixomania foi o primeiro registro em vinil do punk nacional. Lançado no formato de 7 polegadas pelo selo Punk Rock Discos, em 1982, com seis músicas, toscas, mal gravadas e maravilhosas.

Lembro que comprei em SP, enfrentei 12 horas de ônibus até Brasília, me tranquei no quarto e ficava ouvindo lado A e lado B, lado A e lado B, de novo e de novo e de novo. Ficava pensando: “agora sim temos uma chance”, o Lixomania nos deu esperança. Na cola, vieram outros, Olho Seco, Inocentes, entre outros. Mas o primeiro compacto punk nacional a gente nunca esquece.
Interessante que, em 2014, um selo japonês relançou o compacto. Hoje, as primeiras prensagens são muito raras, mas com o registro japonês, fica evidenciado para o mundo a importância deste disquinho. Lançado na época cinza da ditadura, os temas refletem bem esse momento de nossa história. Falam da violência do subúrbio paulista e de ser jovem e querer sair da linha nessa época de supressão de direitos. Acho a letra da música título do compacto, Violência e Sobrevivência, atual até hoje, num Brasil no qual a vida não vale nada. Maldito é esse mundo/E imbecis são essas pessoas/Que lutando pela sobrevivência/Acabam gerando mais violência.
O destaque, porém, é a música Os Punks Também Amam, trazendo um lado humanista ao movimento que, claro, era feito de pessoas, que se apaixonavam e namoravam. Sempre achei muito corajoso o Lixomania ter incluído essa pérola no compacto, respeito eles muito por isso. Comparo com as poucas música de amor que os primeiros punks faziam. Eram raras, mas tínhamos Protex Blues, do Clash, Did You No Wrong, dos Pistols, Barbed Wire Love, do SLF e – tão boa quanto – essa do Lixomania. Os punks também amam, é verdade, eu comprovei.
Lembrando, André, que ele foi relançado por aqui novamente em 2011, pelo selo paulista Nada Nada Discos. Uma edição muito caprichada. Vale dar uma olhada no catálogo, pois relançaram (e continuam) alguns clássicos do punk nacional em edições bem próximas às originais, com fotos de época e encartes bem feitos.
Saca só: https://nadanadadiscos.bandcamp.com/album/lixomania-viol-ncia-e-sobrevi-ncia-7