top of page

Undertones - Teenage Kicks

  • Foto do escritor: André X
    André X
  • 16 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura

Impossível falar do selo norte-irlandês, Good Vibrations, sem mencionar os Undertones e o compacto mais famoso da segunda onda do punk: Teenage Kicks. Para vocês que estão acompanhando os posts mais recentes, sabem que que num país rasgado pela guerra civil entre católicos que queriam independência e protestantes que queriam ficar na Grã Bretanha, surgiu um dos melhores selos independentes do período 1978-1979. Terry Hooley, dono de uma loja de discos, é o responsável por colocar o punk da Irlanda do Norte no mapa.


Seu principal achado foi os Undertones. Gozado que ele tinha muitas dúvidas sobre a banda. Notava que as pessoas odiavam o vocalista, Fergal Sharkey, um rapaz esquálido, meio nerd, nada a ver com o estilo macho-couro do punk 77. A banda também seguia esse mesmo estilo, parecia que tinham acabado de sair de uma convenção dos escoteiros. Terry conta que as pessoas atravessavam a rua só para cuspir no Fergal. Mas a música fala mais alto. Ouviu umas demos, foi a alguns shows e se apaixonou pelas letras sinceras que retratavam a vida amorosa de adolescentes de uma forma nunca cantada. O Fergal chama a atenção como vocalista e os arranjos de guitarras eram acima da média. Resolveu arriscar.



Ele lançou o ep Teenage Kicks, com quatro músicas e foi a Londres distribuir e divulgar nas rádios, revistas, jornais e fanzines. No começo, todos odiaram, ninguém ficou empolgado. A indiferença era tanto que Terry que ele voltou em lágrimas para Belfast. No mesmo dia que ele retorna para casa, John Peel toca o disco e comenta: “esse não é o disco mais sensacional que você já ouviu na sua vida?”., e tocou de novo! Depois disso foi história. Com a força do John Peel, eles foram contratados pela Sire e lançaram uma séria de quatro LPs maravilhosos.



John Peel abraçou tanto Teenage Kicks que todos seus sets eram finalizados com essa música. Ele morreu em 2004, durante uma viagem ao Peru. Na sua lápide, está gravada a seguinte frase da música: “Teenage dreams, so hard to beat”. Até na morte, o grande DJ homenageia os Undertones.



Meu sonho é ter a versão original do Teenage Kicks lançada pelo Good Vibrations, não a versão que tenho na Sire, a gravadora grande que comprou a gravação do Terry Hooley. Na Discogs tem, custa uns $ 2 mil. Em boas condições de capa e disco, não tem.



Além da música título, tem mais essas três:


Smarter than You


True Confessions (essa foi regravada no primeiro disco, mas prefiro essa versão)


Emergency Cases



 
 
 

Comments


Faça parte da nossa lista de emails

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+
bottom of page