top of page

X-Ray Specs - Oh Bondage, Up Yours

  • Foto do escritor: André X
    André X
  • 4 de abr. de 2018
  • 2 min de leitura

Se tivesse que escolher um compacto que resumiria todo o punk `77, esse seria o de estreia do X-Ray Specs. Pistols, Clash e Ramones podem ter começado tudo, mas esse disquinho realmente fez a diferença. Liderados pela ainda garota com aparelhos nos dentes, Poly Styrene, com os saxofones freestyle da Lora Logic, instrumento não muito usual nos primeiros anos do punk, fizeram muito barulho, muito protesto anti-consumismo e deixaram a sua marca.


Os dois lados do disco trazem músicas clássicas, que não podem faltar na coleção dos aficionados pelo período 1978-1979. Mais uma vez, temos aqui uma banda liderada por uma mulher que foge totalmente dos padrões pop. Sorriso de metal, grita (afinadamente) mais que canta, dança desengonçadamente, mas é cheio de charme. Charme revolucionário, daquele que conquista e muda sem violência ou criando conflito.



No lado A, aquela música que quando sua mãe, ou amigo heavy metal, entra no quarto e reclama: “isso não é cantar, é gritar”, estaria coberto de razão. Oh Bondage, Up Yours, se traduz como “escravidão (ou repressão), enfia no seu cu!”. Soa pesado? Imagine ouvi na voz de menina da Poly Styrene. A música começa com ela dizendo: “dizem que menininhas devem ser vistas e não ouvidas, mas eu digo: repressão, enfia no seu cu! 1 2 3 4!”e ai entra a maravilhosa harmonia de saxofone da Lora Logic. Letra contra o consumo desfreado, contra a sociedade motivada por compras e, claro, contra a venda da mulher como produto. Clássico dos clássicos! Nunca me canso de ouvir.




No lado B, I Am a Cliché, uma música totalmente irônica, considerando que a banda e, principalmente a Poly, não são em nada clichês. De novo, o saxofone da Lora se destacando e separando a banda do clichê que o punk estava se tornando. Esse compacto foi lançado pela Virgin, mas foi a EMI que contratou o X-Ray Specs definitivamente e lançou seu único LP, Germ Free Adolescent. Na transisão, Lora Logic saiu da banda. Uns dizem que a Poly queria o holofote só para ela. Eu acho que foi para seguir outro tipo de música, como veremos ainda neste blog em postagens futuras.


E esse refrão? Fantástico!

Yama, yama, yama Yama, yama, yama Boredom, boredom Boring boredom



 
 
 

Commentaires


Faça parte da nossa lista de emails

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+
bottom of page